Greenpeace

Greenpeace
L'ONG non violente, indépendante et internationale de protection de l'environnement

dimanche 25 avril 2010

Reclamações e denúncias contra bancos aumentaram 89% em dois anos

Reclamações e denúncias contra bancos aumentaram 89% em dois anos

eBand | Jornalismo | Economia |

O número de reclamações e denúncias contra bancos aumentaram 89% desde 2007, segundo dados do BC (Banco Central). Em 2007, foram 52,8 mil registros, subindo para 86,8 mil em 2008 e para 99,8 mil no ano passado. Para o chefe do Departamento de Prevenção a Ilícitos Financeiros e de Atendimento de Demandas de Informações do Sistema Financeiro do BC, Ricardo Liáo, o número reflete uma maior consciência e conhecimento do cidadão a respeito dos seus direitos.

Liáo ressalta que, no entanto, determinados assuntos ferem o Código de Defesa do Consumidor (CDC) mas não as regras do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do BC. Casos de desrespeito ao CDC, como o envio de cartão de crédito sem o pedido do cliente, venda casada de produtos (como crédito e seguros ou planos de previdência) e a não entrega de cópia de contratos podem ser resolvidos no Procon ou na Justiça.

Entretanto, Liáo ressalta que, mesmo nesses casos, as reclamações são processadas pelo BC. As informações vão para um sistema e é dado o prazo de dez dias para a instituição responder. Nesse período, o banco envolvido deve enviar ao BC cópia eletrônica da resposta dada ao cliente e as providências adotadas. Tais regras foram criadas em 2005.


Domingo, 25 de abril de 2010 - 15h43 Agência Brasil

economia@eband.com.br

Tecle no link acima para ler mais

Aucun commentaire:

Pesquisar ciências humanas e sociais em cento e cinquenta websites nos principais idiomas.

Google Custom Search
Google Groupes
Abonnement au groupe Oficina da Monografia
E-mail :
Visiter ce groupe

Messages les plus consultés